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Redefinindo os padrões de diferenciação e lucratividade da sua consultoria

Programas exclusivos para consultorias de porte médio controladas por seus sócios fundadores

"A internet e a transformação digital democratizaram o acesso ao conhecimento. Os clientes não precisam mais contar exclusivamente com os consultores para encontrar conhecimento especializado, pois podem acessar informações, boas práticas e frameworks através de plataformas online.
 

Hoje as empresas conseguem realizar por conta própria tarefas que antes dependiam dos consultores, por um custo significativamente menor.

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Enquanto as consultorias tradicionais se baseiam num modelo de fornecimento de soluções individualizadas de alto custo, consultorias emergentes começam a oferecer alternativas mais acessíveis, escaláveis e muito menos onerosas." [Adaptado de Clayton Christensen]

Algumas décadas na consultoria me ensinaram que dois elementos centrais da nossa estratégia recebem uma atenção muito menor do que deveriam: a proposição de valor, e a precificação.

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A proposição de valor tende a ser uma espécie de lego de frases feitas que nos colocam como bonecos de ventríloquo do que as grandes consultorias, os formadores de opinião, e seus muitos imitadores propagam por aí.

Estas perguntas exigem de nós respostas e atitudes sérias:

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  • Como posso me diferenciar se repito o que quase todos dizem?
     

  • Como posso me diferenciar se faço (ou aparento fazer) o que quase todos fazem?
     

  • Como posso ganhar o jogo se insisto em jogar assim?

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A precificação continua sendo tratada com informalidade, em nível de projeto, como se fosse apenas um instrumento de venda e uma base para descontos "inevitáveis" que nos jogam na vala comum dos departamentos de compras.

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  • Como posso capturar valor se sou o primeiro a desmerecer o valor que ajudo a produzir?
     

  • Como posso usar o valor como afirmação da minha diferenciação se aceito as horas em lugar dos resultados como parâmetro da minha competência?
     

  • Como posso ganhar o jogo se continuo jogando assim?

     

Questões como estas não podem continuar em aberto.
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Colaboro com sócios de empresas de consultoria de médio porte  para que saibam atraiar os clientes certos e afastar os errados, através de  proposições de valor e modelos de precificação inovadores.

Desafios como estes não se resolvem com frameworks, diagramas bonitinhos, workshops de final de semana, ou post-its espalhados nas paredes.

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Primeiro, é preciso reconhecer sua importância estratégica; depois olhar para dentro da empresa e compreender padrões disfuncionais que se desenvolveram imperceptivelmente ao longo dos anos; em seguida, adquirir as competências indispensáveis para que sejam superados; por fim, testar, aplicar, avaliar, refinar até que seja possível afirmar com segurança: "Estes somos nós".

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Proposição de valor e precificação são inseparáveis. A proposição de valor determina os modelos de precificação. E a precificação funciona como teste ácido da proposição de valor: se ela afasta quem você quer, é sinal de que está errada, ou que não se sustenta; se atrai quem você não quer, ela indica que a proposição de valor está ampla demais, ambígua ou indiferenciada.

Chegar ao estágio ideal significa desenvolver:

Esta é a essência dos três serviços que ofereço aqui.

Meus Serviços

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Proposição de Valor

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Precificação

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Mentoria Expressa

Um programa de 6 - 8 semanas que analisa a percepção interna e externa da proposição de valor da empresa e dos principais serviços, e faz o alinhamento com sua estratégia e competências, incluindo a aplicação às novas apresentações, propostas e materiais de divulgação.  

Um programa de 6 - 8 semanas para revisar a fundo os seus hábitos de precificação, e formatar ações adequadas à sua proposição de valor, aos seus clientes preferenciais, e aos seus serviços, complementado pelo acompanhamento das primeiras aplicações práticas. 

Uma sessão rápida, com 60 minutos de duração, para aqueles momentos nos quais você precisa tomar decisões difíceis ligadas à proposição de valor ou à precificação, e sente a necessidade de contar com uma perspectiva independente, baseada na experiência viva.

Meus clientes ideais

Sempre sócios fundadores de consultorias de médio porte

Com +/- 20 até 150 consultores

Faturamento anual entre R$10M e R$30M

Com pelo menos 4 anos no mercado, e uma carteira consolidada de clientes

© 2024 - 2025 Koan Ideias & Projetos

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