Redefinindo os padrões de diferenciação e lucratividade da sua consultoria
Programas exclusivos para consultorias de porte médio controladas por seus sócios fundadores

"A internet e a transformação digital democratizaram o acesso ao conhecimento. Os clientes não precisam mais contar exclusivamente com os consultores para encontrar conhecimento especializado, pois podem acessar informações, boas práticas e frameworks através de plataformas online.
Hoje as empresas conseguem realizar por conta própria tarefas que antes dependiam dos consultores, por um custo significativamente menor.
Enquanto as consultorias tradicionais se baseiam num modelo de fornecimento de soluções individualizadas de alto custo, consultorias emergentes começam a oferecer alternativas mais acessíveis, escaláveis e muito menos onerosas." [Adaptado de Clayton Christensen]
Algumas décadas na consultoria me ensinaram que dois elementos centrais da nossa estratégia recebem uma atenção muito menor do que deveriam: a proposição de valor, e a precificação.
A proposição de valor tende a ser uma espécie de lego de frases feitas que nos colocam como bonecos de ventríloquo do que as grandes consultorias, os formadores de opinião, e seus muitos imitadores propagam por aí.
Estas perguntas exigem de nós respostas e atitudes sérias:
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Como posso me diferenciar se repito o que quase todos dizem?
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Como posso me diferenciar se faço (ou aparento fazer) o que quase todos fazem?
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Como posso ganhar o jogo se insisto em jogar assim?
A precificação continua sendo tratada com informalidade, em nível de projeto, como se fosse apenas um instrumento de venda e uma base para descontos "inevitáveis" que nos jogam na vala comum dos departamentos de compras.
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Como posso capturar valor se sou o primeiro a desmerecer o valor que ajudo a produzir?
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Como posso usar o valor como afirmação da minha diferenciação se aceito as horas em lugar dos resultados como parâmetro da minha competência?
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Como posso ganhar o jogo se continuo jogando assim?
Questões como estas não podem continuar em aberto.
Colaboro com sócios de empresas de consultoria de médio porte para que saibam atraiar os clientes certos e afastar os errados, através de proposições de valor e modelos de precificação inovadores.
Desafios como estes não se resolvem com frameworks, diagramas bonitinhos, workshops de final de semana, ou post-its espalhados nas paredes.
Primeiro, é preciso reconhecer sua importância estratégica; depois olhar para dentro da empresa e compreender padrões disfuncionais que se desenvolveram imperceptivelmente ao longo dos anos; em seguida, adquirir as competências indispensáveis para que sejam superados; por fim, testar, aplicar, avaliar, refinar até que seja possível afirmar com segurança: "Estes somos nós".
Proposição de valor e precificação são inseparáveis. A proposição de valor determina os modelos de precificação. E a precificação funciona como teste ácido da proposição de valor: se ela afasta quem você quer, é sinal de que está errada, ou que não se sustenta; se atrai quem você não quer, ela indica que a proposição de valor está ampla demais, ambígua ou indiferenciada.
Chegar ao estágio ideal significa desenvolver:

Esta é a essência dos três serviços que ofereço aqui.
Meus Serviços
Um programa de 6 - 8 semanas que analisa a percepção interna e externa da proposição de valor da empresa e dos principais serviços, e faz o alinhamento com sua estratégia e competências, incluindo a aplicação às novas apresentações, propostas e materiais de divulgação.
Um programa de 6 - 8 semanas para revisar a fundo os seus hábitos de precificação, e formatar ações adequadas à sua proposição de valor, aos seus clientes preferenciais, e aos seus serviços, complementado pelo acompanhamento das primeiras aplicações práticas.
Uma sessão rápida, com 60 minutos de duração, para aqueles momentos nos quais você precisa tomar decisões difíceis ligadas à proposição de valor ou à precificação, e sente a necessidade de contar com uma perspectiva independente, baseada na experiência viva.
Meus clientes ideais
Sempre sócios fundadores de consultorias de médio porte
Com +/- 20 até 150 consultores
Faturamento anual entre R$10M e R$30M
Com pelo menos 4 anos no mercado, e uma carteira consolidada de clientes